Voltar a página inicial

Mulheres na Liderança: 4 experiências de aprendizagem para desenvolver nas empresas

Confira quatro experiências de aprendizagem fundamentais que podem ajudar as mulheres a desenvolver suas habilidades de liderança.
Friday, February 23, 2024

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente em direção à igualdade de gênero nos locais de trabalho, com mais mulheres assumindo papéis de liderança em diferentes setores e organizações.

No entanto, apesar dos avanços, ainda existem desafios significativos que as mulheres enfrentam ao buscar posições de liderança.

A falta de representatividade, estereótipos de gênero e barreiras estruturais são apenas alguns dos obstáculos que muitas mulheres encontram em suas jornadas rumo a condições de trabalho melhores e visibilidade.

Para se ter uma ideia, a proporção de mulheres promovidas para cargos de gerência é de 87 para cada 100 homens promovidos. Um desiquilíbrio que demonstra um grande obstáculo para mulheres alcançarem cargos de liderança sênior.

Para que as mulheres prosperem como líderes nas empresas, é essencial que elas tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional e experiências de aprendizagem que as capacitem a liderar com confiança, resiliência e eficácia.

Neste artigo, exploraremos quatro experiências de aprendizagem fundamentais que podem ajudar as mulheres a desenvolver suas habilidades de liderança e alcançar todo o seu potencial nas organizações.

Mentoria e Coaching Personalizado

Um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das mulheres na liderança é a mentoria e o coaching personalizado. Essas experiências proporcionam um ambiente seguro e orientado para que as líderes em potencial possam explorar suas habilidades, identificar áreas de melhoria e receber orientações práticas para alcançar seus objetivos.

Por meio da mentoria, as mulheres têm a oportunidade de se conectar com outras líderes experientes que podem compartilhar suas próprias jornadas, insights e conselhos valiosos. Essa troca de conhecimento e experiência não apenas oferece orientação prática, mas também inspira e motiva as mulheres a perseguirem seus objetivos com confiança e determinação.

O coaching personalizado, por sua vez, foca no desenvolvimento individualizado das habilidades de liderança, proporcionando feedback específico e direcionado para o crescimento profissional.

Ao trabalhar de perto com uma coach, é possível a identificação de pontos fortes, desafios e oportunidades de crescimento, desenvolvendo competências essenciais para liderar com eficácia e impacto.

Trilhas de Liderança

Outra experiência de aprendizagem essencial para desenvolver mulheres na liderança são as Trilhas de Liderança. Esses programas estruturados oferecem uma variedade de oportunidades de aprendizagem personalizadas e que visam desenvolver e/ou aprimorar habilidades de liderança em diferentes níveis organizacionais.

Na LEADedu, empresa de educação corporativa com mais de 15 anos dedicados ao desenvolvimento de equipes e lideranças, as trilhas de lideranças são divididas em 3 níveis:

  1. Futuras Lideranças: para mulheres mapeadas como talentos e com potencial para assumirem papéis de liderança.
  1. Líderes de Pessoas: elaborada para as mulheres que já ocupam cargos no primeiro nível de liderança (líderes, encarregadas, supervisoras e etc) e que enfrentam seus os primeiros desafios na gestão de equipes.
  1. Líderes de Líderes: essas trilhas são perfeitas para mulheres que ocupam papéis de líderes de líderes, como coordenadoras, gerentes e diretoras.

Ao participar de trilhas de liderança, as mulheres têm a chance de expandir seu conhecimento, aprimorar suas habilidades e desenvolver uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades que enfrentam como líderes.

Além disso, esses programas muitas vezes proporcionam networking e colaboração entre pares, criando uma comunidade de apoio e compartilhamento de recursos.

Criando uma cultura de Lifelong Learning

O aprendizado não termina com a obtenção de um diploma ou a conquista de um cargo de liderança.

O lifelong learning, ou aprendizado contínuo, é uma prática fundamental para o desenvolvimento das mulheres na liderança, uma vez que é essencial que as líderes estejam sempre buscando novas oportunidades de aprendizagem e crescimento.

Isso pode incluir a participação em cursos, workshops, conferências e eventos de networking, bem como a busca por leitura e pesquisa independente.

Ao adotar uma mentalidade de lifelong learning, as mulheres podem se manter atualizadas sobre as tendências e inovações em suas áreas de atuação, expandir suas habilidades e perspectivas, e se adaptar com sucesso às mudanças do mercado.

Além disso, ao investir em programas de lifelong learning que atendam especificamente às necessidades e desafios enfrentados pelas mulheres no local de trabalho, as organizações podem ajudar a promover a igualdade de gênero.

Isso inclui a abordagem de questões como desigualdade salarial, falta de representação em cargos de liderança e barreiras culturais e estruturais que podem limitar o progresso das mulheres em suas carreiras.

Talks e Palestras

Participar de eventos que apresentam experiências influentes e motivadoras pode inspirar e capacitar as mulheres a perseguirem seus objetivos de liderança.

A talk Mulheres Fortes: Potencializando Talentos para o Sucesso da LEADedu é um exemplo perfeito. Essa talk é uma experiência única que não apenas celebra a força, mas também capacita mulheres para alcançarem novos patamares de sucesso!

Entenda que a talk não é apenas uma palestra motivacional, mas sim uma experiência feita por mulheres, para mulheres e especialmente projetada para apoiá-las a descobrirem e potencializarem seus talentos, abraçando sua autenticidade. 

Presenteie as mulheres do seu negócio com momentos incríveis de autodescoberta, fortalecimento e satisfação pessoal. Quer saber mais? Entre em contato com a equipe da LEADedu.

Treinamentos de alto impacto
que transformam o seu negócio
Impulsione o desenvolvimento dos colaboradores através de soluções de aprendizagem inovadoras  orientadas a resultados mensuráveis
Conteúdos relacionados